Banda Vento Motivo lança seu quinto trabalho o EP “Sol entre Nuvens”

0
728
Vento Motivo - Banda paulista de rock independente (Divulgação)
Vento Motivo - Banda paulista de rock independente (Divulgação)

A banda de rock independente paulistana Vento Motivo acaba de lançar seu quinto trabalho autoral, o EP “Sol entre nuvens”, e a primeira faixa  Tenha fé na estrada conta um videoclipe. Com exceção da música Um dia, um adeus, que é uma regravação de Guilherme Arantes, as demais faixas tem como tema o momento turbulento pelo qual o Brasil passa.

EP Sol entre nuvens - Banda Vento Motivo (Divulgação)
EP Sol entre nuvens – Banda Vento Motivo (Divulgação)

A banda concedeu uma entrevista para o Palco Local falando de seu novo trabalho e de toda sua trajetória até o momento até os planos futuros. Leia abaixo a entrevista completa e assista o novo clipe “Tenha fé na estrada”.

Palco Local: Qual a formação da banda? Quem toca o que? Quem canta?

Fernando Ceah: Eu canto, toco guitarra, e componho. Comigo estão meus parceiros de jornada Ivan Isoldi (baixo) e Binho (bateria).

Palco Local: A formação atual é a mesma desde o início?

Fernando Ceah: Sim e não. Eu e o Binho, o batera, sempre estivemos juntos. O Ivan sempre tocou com a gente nos discos e era o baixista nos primeiros shows, mas até então não havia integrado a banda oficialmente, por conta de outros projetos musicais. Ao longo da trajetória vários músicos passaram pela banda, entre guitarristas e baixistas, até que recentemente o Ivan assumiu o baixo em definitivo, e fechamos o trio, o que pra nós é uma volta ao começo.

Palco Local: Quando a banda foi formada e em qual cidade/Estado?

Fernando Ceah: Em São Paulo, capital, oficialmente em 2003, com o lançamento do primeiro disco. O embrião da banda surgiu antes, nos tempos de colégio, no bairro da Pompéia, de onde aliás saíram várias bandas importantes do rock brasileiro, como Mutantes, Made in Brazil, Tutti Frutti.

Palco Local: Como foi o processo de escolha do nome? Há algum significado especial para o nome?

Fernando Ceah: Ainda adolescente eu compus uma música chamada “Vento Motivo”. Eu fui um garoto muito romântico, e muito tímido. Escrevia versos pra garota que eu gostava e não tinha coragem de me aproximar. E entrei numas de que o vento poderia levar meus beijos e mensagens pela força do pensamento, e pedia sinais ao vento…rs. A música falava disso. Aí, tempos depois, acabamos adotando como nome da banda, pensando no poder do vento, que é ora brisa leve, ora furacão, assim como nossa proposta artística. Também pensando que sempre há um propósito, uma razão, um motivo maior em tudo que fazemos. O Vento é movimento, e transforma as coisas. Pensamos no nosso próprio movimento em direção ao nosso destino, como uma locomotiva. Acabou se encaixando direitinho…

Palco Local: A banda tem um estilo definido ou algum no qual se encaixa mais predominantemente?

Fernando Ceah: Somos uma banda de rock-pop. Rock brasileiro.

Palco Local: Quais as principais influências da banda?

Fernando Ceah: Basicamente rock brasileiro dos anos 60, 70 e 80. MPB também. Há influências de punk rock, funk (o verdadeiro), música regional de raiz (Viola caipira) e classic rock.

Palco Local: Produzem músicas próprias?

Fernando Ceah: É só que fazemos! Assim que aprendi os primeiros acordes no violão, isso com 15, 16 anos, já logo de cara inventei uma música. Desde então só me dedico às minhas próprias composições. No nosso trabalho, as letras são fundamentais. Vento Motivo é uma banda autoral na mais completa acepção do termo.

Palco Local: Já possuem algum material lançado? (EP, Single, Vídeo clipe,Album Full, etc)

Fernando Ceah: Muita coisa! A banda já lançou cinco álbuns: “Luciana Vai Para Guerra” (2003), “Há, Há” (2006), “O Bem, o Mal e a Dúvida” (2010), “O Voo Do Marimbondo” (2014), e agora estamos lançando o EP Sol Entre Nuvens. Clipe tem vários! Podemos destacar “Mais Uma Vez”, o primeiro deles, com participação de Marcelo Nova; “Luciana Vai Pra Guerra”, que é bem bonito; “Artimanhas”, que traz uma história triste, verídica, emocionante; “De Dentro Pra Fora, De Fora Pra Dentro”, que tem uma dancinha engraçada que faz bastante sucesso”; “Fim Do Mundo”, que lançamos como single quando disseram que o mundo acabaria em 2012; “Primeiro De Abril”, que é bem denso; “Segunda-Feira Será” e o novíssimo “Tenha Fé Na Estrada”, com uma temática bem atual. Não citei todos, mas fica o convite pra uma visita do nosso canal no YouTube: http://www.youtube.com/ventomotivo.

Palco Local: Quais são os planos futuros da banda?

Fernando Ceah: Ajustar as rotas e seguir voando. Ajustar as velas e seguir navegando. Ajustar o passo, e seguir caminhando. Ano que vem completamos 15 anos de carreira e vamos realizar um projeto pra celebrar isso, não sei ainda em que formato, mas queremos revisitar a nossa obra.

Palco Local: Como está a agenda de shows? As apresentações são mais locais ou costumam tocar fora da sua cidade?

Fernando Ceah: Houve um tempo em que tocávamos basicamente fora de São Paulo, e quase nunca na nossa cidade. Agora temos tocado mais em SP e cidades próximas. Depende da fase. As coisas são sempre um pouco mais complicadas para bandas autorais, que acabam tocando menos do que gostariam. No nosso caso, não somos muito chegados a tocar, só por tocar, por diversão apenas. Gostamos de fazer tudo bem feito, de forma profissional. A gente prefere tocar menos, mas com qualidade, do que fazer show toda semana com som ruim e desvalorizar o trabalho. Agora em outubro estaremos no Sensorial Discos dia 19, no Gillans In no final do mês. Em novembro, dia 18, no Teatro Ressurreição. E outras datas estão pintando, com bandas parceiras. Só ficar de olho na nossa página no Face pra ficar por dentro de tudo. http://www.facebook.com/ventomotivo

Palco Local: Há algum lugar ou cidade em especial que gostariam de tocar?

Fernando Ceah: Nenhum em especial, todos ao mesmo tempo.

Palco Local: Como as pessoas podem encontrar e falar com vocês? (Facebook, Youtube, Soundcloud, telefone, e-mail, etc)

Fernando Ceah: As pessoas podem entrar em contato conosco através das mídias sociais, telefone ou por e-mail. Nosso site oficial é http://www.ventomotivo.com.br; contato para shows (11) 99616.5803; Facebook http://www.facebook.com/ventomotivo. E-mail producao@ventomotivo.com.br e Instagram @Vento Motivo. http://www.ventomotivo.com.br / http://www.facebook.com/ventomotivo

DEIXE UMA RESPOSTA