MACEDONIA

MACEDONIA
MACEDONIA
O Macedonia é um trio de Curitiba, com fortes influências do chamado “grunge” da década de 90. Lançou seu primeiro disco, chamado Sobre Tudo, em 2012 e vem fazendo a divulgação em cima do trabalho, já tendo tocado em várias cidades do país. Atualmente a formação da banda conta com:
Kleber: Guitarra e voz
Marcos: Bateria
Raphael: Baixo

Biografia
A ideía de montar a banda surgiu em 1997 pelo então baterista Kleber Santos e o guitarrista/vocalista Marcos Gomes, visando tocar músicas de bandas como Nirvana, Alice In Chains, Sonic Youth, etc. Ao notarem que Kleber possuía uma voz mais “poderosa”, decidiram inverter os papéis: Kleber passou para a guitarra e voz e Marcos ficou sendo o baterista.

Em 1999 começaram a surgir as primeiras composições próprias como Temperamento Fugitivo, Macedonia e Retórica Explicativa. Nessa fase, a banda tinha como inspiração o som “sujo” das bandas de Seattle do início daquela década mesclada com uma pegada punk digna de Ramones e Sex Pistols.

Após vários baixistas terem passado pela banda desde o seu início, em 2008, Raphael Gorny, ex-baixista da extinta banda Rublevs – que quase sempre dividia o palco com o Macedonia – assumiu a função.

No começo de 2009 foi gravado o single virtual “Radioativo”, disponível para download gratuito na internet, contendo as músicas “A Ninguém” (um desabafo contra a manipulação midiática), “Em Pensamentos” (com uma melodia bonita, mesmo sem perder a pegada) e Sem Título (inspirada nas dificuldades de migrantes para viver em grandes centros).

No decorrer de mais de uma década de vida, a banda tocou em quase todas as casas de shows de Curitiba, além de várias apresentações pelo interior do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se tornando expoente no rock alternativo e no cenário underground paranaense.

O músico e escritor Geraldo Töpera definiu o som como aquilo que “todo Roque & roll deve ser: barulhento, distorcido e bem tocado”, possuindo um “abandono punk primordial para que uma empreitada dessas não caia na mesmice. E essa palavrinha indigesta não se aplica ao Macedonia”.

Mas o som da banda não se restringe a barulho. Com melodias bem trabalhadas, os caras conseguem criar canções pesadas e, ao mesmo tempo, bonitas. O produtor Paulo Dalla Stella disse sobre a banda: “Alguém uma vez disse algo como ‘Endureça, mas não perca a ternura’. Esses caras ternos fazem som “duro” e não perdem nem uma coisa, nem outra pelo caminho.”

No fim de 2010, Marcos Gomes deixa a banda. O baterista Diego Jesus (ex- Lesbian Toys, Slugs e Braveheart), camarada de longa data de Kleber e Gorny assume a bateria colocando uma pegada ainda mais forte na cozinha.

Esses predicados fizeram com que durante dez anos de estrada, a banda angariasse uma pequena legião de admiradores. Pensando nesses fãs, os integrantes decidiram que é chegada a hora de um registro de qualidade do trabalho do grupo.

Por isso, o Macedonia aceitou o convite do músico e produtor musical Fábio Banks (Zigurate, Ovos Presley) e gravaram um disco, chamado “Sobre Tudo”, o qual foi lançado em Outubro de 2012 com uma festa de lançamento no Joker’s Pub.

Após 4 anos, o baixista Raphael Gorny deixa a banda, para cuidar de seus projetos. Na mesma época, Diego Jesus também deixa as baquetas de lado para tratar de um problema de saúde no joelho. Ambos sempre trabalharam duro para o crescimento da banda e serão sempre lembrados como parte da família.

Marcos Gomes, entra em contato com Kleber Santos falando do interesse em assumir as baquetas novamente e é prontamente aceito na banda.

Ainda havia a preocupação de encontrar um novo baixista. Kleber lembrou-se de um amigo que vinha acompanhando a trajetória da banda há algum tempo e o convidou para tocar com a banda. O “Guga”, que já vinha demonstrando um ótimo trabalho no baixo da banda Cadela Maldita, aceitou o cargo de novo baixista do Macedonia.

A banda tem seu hiato em 2015, sai Guga Ramone.

Novamente o Macedonia retorna em 2016 em atividade, com com a formação clássica da gravação do álbum “Sobre Tudo”, com o retorno de Raphael Gorny ao baixo, e também somente como banda de som autoral, deixando o cover sob título de outro projeto, agora com planos de uma nova empreitada em estúdio aguardem…

41 99540-9046
Paraná
  • MACEDONIA

Send Message to listing owner

MACEDONIA