Conheça nessa entrevista a banda post-punk de São Paulo, Wonder Dark

0
1360
Wonder Dark (Foto:Wonder Dark)

O Palco Local conversou com uma banda que está despontando rapidamente no cenário alternativo, a Wonder Dark. A banda paulista concedeu uma entrevista onde contam sobre seus projetos, suas influências e muito mais, confira.

Palco Local: Quem são as caras por trás da banda Wonder Dark?

Wonder Dark: Somos Camila Fernandes, vocal e guitarra além de compositora e autora junto com Gutisk , vocal, synths, baixo, produtor, compositor e master, de São Paulo, capital.

Palco Local: A banda foi formada em 2015 e é relativamente nova, mas já está em bastante evidência na cena alternativa. A que atribuem isso?

Wonder Dark: Nós viemos de um projeto synthpop anterior a esse ( Sintetico Ministerio), atuamos desde 2007 junto com outros grandes músicos. Wonder Dark surgiu após um tempo em que estivemos afastados dos palcos, e com a ideia de trazer algo mais voltado para o post-punk e dark-wave.
Coincidiu com esse momento em que a cena alternativa esta voltando com bastante força, com o surgimento de novas bandas, séries entre outras coisas que despertam o interesse pelo retrô e new wave, que atualmente temos percebido, influencia até mesmo em artistas de outros gêneros musicais. Às vezes sentimos uma nostalgia dos anos 80 presente nos dias atuais.
Isso é muito legal!!!

Palco Local: Ao ouvir a Wonder Dark não se consegue definir um estilo muito claramente, várias influências podem ser percebidas. Existe algo com o que vocês mais se identificam
ou algum estilo pelo qual gostam de ser reconhecidos?

Wonder Dark: Basicamente Post-Punk. A nossa linha de bateria e baixo pode-se notar claramente as características de bandas Punk e Post-Punk dos anos 70 e início dos anos 80 ,
como ouvimos bastante dark – synth cold-wave, trazemos muitos elementos desde anos 80 até os dias atuais, A principal banda que nos influencia é Joy Division na parte da produção instrumental, porém não é a única. Influências são inúmeras e vêm de todas as vertentes do “gótico” entre outros. Um exemplo, tem bandas que a Camila gosta de ter referência para
os vocais como The Mission, The Cure, Madonna, Cyndi Lauper, Theatre Of Tragedy, Christian Death, David Bowie, Billy Idol.

Já Gutisk, tanto para produzir quanto cantar, tem como influências joy Division,
Bauhaus, X-Mal Deutschland, The Damned, Christian Death, Dead Kennedys, A-Ha, Alphaville, Trissomie 21, Ramones, Misfits entre outros.

Palco Local: Embora a banda seja bastante jovem, já possui muito material lançado. Como funciona esse processo de criação? Já tinham músicas criadas de formar a banda?

Wonder Dark: Sobre as músicas, já tínhamos alguns projetos que não saíram do papel, mas da banda anterior e não usamos . Para Wonder Dark, tínhamos vontade de produzir novamente, mas sem ideia de como começar. Um dia sentamos para tentar produzir algo e sem pensar muito acabou saindo um som nessa linha, ainda assim não fazíamos ideia de como tudo ia evoluir.
Não tinha um nome definido para a banda, mas a ideia das letras já era escrever outros temas, diferentes da banda anterior .
Com as primeiras faixas produzidas, lançamos na web e o público passou então a nos definir, nos conduzir, relacionar com bandas atuais que estavam fazendo a mesma linha que nós. Devo dizer que amamos fazer música, e qualquer folga que temos o que fazemos? Música. Estamos sempre produzindo, ensaiando e tendo novas idéias.

Palco Local: Há planos para o lançamento de mais algum álbum?

Wonder Dark: Sim, o quarto Álbum ainda não tem data de lançamento, mas já estamos na fase de iniciar as gravações dos vocais. Em breve definiremos uma data.
Estará um pouco diferente dos anteriores, estamos amando os resultados e ansiosos para mostrar. É difícil explicar em palavras as surpresas que traremos para este novo álbum, talvez somente os sentidos poderão dizer.

Palco Local: Como tem sido a agenda de shows da banda? Já tocaram em muitos lugares fora de São Paulo ou fora do Brasil?

Wonder Dark: Nossa primeira apresentação com Wonder Dark foi na Argentina, Buenos Aires. Logo após iniciamos em São Paulo.
A agenda deste ano está se formando, primeiro semestre optamos por focar na produção do quarto álbum e a partir de Junho iniciaremos as apresentaçoes.
Primeiro no Woodgothic – São Thomé das Letras, estaremos em uma turnê internacional junto com uma das principais bandas do cenário alternativo atual (ainda não
podemos revelar,devido a acordos com organizadores para esperar a divulgação oficial que sairá em fins de fevereiro).

Palco Local: A Wonder Dark é uma das bandas que tocará no Woodgothic em junho deste ano. O que significa pra vocês tocar em um dos festivais mais importantes do gênero aqui no Brasil?

Wonder Dark: É uma honra poder participar de um festival como o Woodgothic, São Thomé das Letras é uma cidade incrível. Certamente será uma experiência que contribuirá muito
para o futuro do nosso trabalho. O Zaf da banda Escarlatina Obsessiva (STL), que é um dos organizadores do evento, tem nos dado um enorme suporte, O Dj Zauber (SP) que nos
indicou . Queremos aproveitar aqui para agradecê-los.

Palco Local: Na opinião de vocês, a cena gótica tem espaço no Brasil e qual a maior dificuldade enfrentadas pelas bandas do gênero atualmente?

Wonder Dark: Vemos que a cena tem muito público e espaço, mas muito dividido. Quanto á São Paulo, sempre há muitos eventos marcados para o mesmo dia/noite. Tem tanto espaço em São Paulo que acaba dispersando o público, talvez em outros estados seja diferente.
Dificuldade das bandas: nota-se claramente que há um certo preconceito com bandas nacionais e principalmente se forem bandas autorais, isso é fato.
Muitos amigos que são músicos, geralmente desistem ou já pensaram alguma vez em desistir por causa disso.

Palco Local: Através de que meios as pessoas podem conhecer a Wonder Dark? Poderiam nos deixar endereços nas redes sociais ou plataformas digitais onde as músicas possam ser ouvidas?

Wonder Dark: Através da nossa página no facebook, canal no youtube, bandcamp, soundcloud, iTunes, Spotify , Deezer, etc
vamos deixar aqui alguns links

Facebook: https://www.facebook.com/wonderdarksp/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZ789ZgXaTaWpZkK-7zQsew
Bandcamp: https://wonderdark1.bandcamp.com/

E-mail : wonderdarkwd@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA