Nina Simone. O poder da voz e a força da personalidade.

0
1028

Nina Simone nasceu como Eunice Waymon em Tryon, Carolina do Norte (EUA) em fevereiro de 1933. Cantora e pianista de grande talento, veio de família religiosa e com 20 anos de idade trocou o nome aos 20 para tocar em cabarés sem o consentimento e nem o conhecimento de seus pais.

Nina Simone é dona de uma das mais poderosas vozes do Jazz e não apenas interpreta, mas compõe belíssimas canções sendo que muitas letras retratam explicitamente sua profunda veia ativista pelos direitos civis. Havendo nascido em uma época em que o machismo e o preconceito étnico eram substancialmente maiores que nos dias atuais, usou sua voz e sua forte presença artística para lutar contra as injustiças.

Questões políticas á parte, Nina Simone é, de longe, uma das melhores e mais agradáveis vozes do Jazz. Suas canções são carregadas de melodias que valorizam ainda mais a força de sua voz, mas essa mesma voz foi emprestada para interpretar canções simplesmente magníficas como Don’t let me be misunderstood  escrita para ela por Bennie Benjamin, Gloria Caldwell e Sol Marcus (mais conhecida pela versão de Eric Burden da banda The Animals) e Suzanne de Leonard Cohen.

Ainda que sua preferência musical esteja pendida a outros estilos vale a pena conhecer esse e outros nomes do Blues e do Jazz. Entre as minhas canções preferidas estão Ain’t Got No, I Got Life e The Other Woman, esta última foi regravada peloa cantor Jeff Buckley com uma fidelidade impressionante. Confira nos vídeos abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA