Patrick Souza da Sangue Frio Produções bate um papo com o Palco Local e deixa muitas dicas importantes

0
747
Patrick Souza - Sangue Frio Produções

Palco Local: Quando iniciou seu interesse pelo metal?

Patrick Souza: Então, meu interesse vem desde os meus 13 anos de idade, eu era “moleque” e meu pai, na época, me levou a uma locadora de vinil e fita K7 que tinha em minha cidade, Erechim/RS. Na época eles estavam iniciando sua migração para o CD, e o primeiro que eu vi foi o “Master Of Puppets” do Metallica, chamando a atenção com aquela espécie de “cemitério maldito” na capa, aquilo me surpreendeu, e eu imediatamente escolhi aquele, e cara, me deixou boquiaberto, e imediatamente pedi para um primo que tinha um computador tirar uma cópia pra mim. Meu pai tinha um bar na época e eu ouvia muito este CD, e um frequentador assíduo trabalhava em uma rádio da cidade, que era muito popular por ser apoiadora do Rock e Metal, porém estava fechando as portas para este estilo devido a uma forte pressão da igreja católica local, já que a sede da rádio era dentro desta igreja (ps. Não era uma rádio cristã, é uma das maiores da cidade, porém reside até hoje dentro desta igreja) e com isso esse frequentador levou muita coisa que sobrou da rádio para mim, dentre estes estavam: King Diamond, Ramones, Raimundos, Black Sabbath e mais um monte de coisa bacana, lembro que na época, estraguei o CD “Them” do king Diamond de tanto ouvir, a partir daí minha vida tinha ganhado um novo rumo.

Palco Local: Já fez ou faz parte de alguma banda?

Patrick Souza: Sim! Eu cantava (muito bem, diga-se de passagem) em bandas de Death/Black Metal, tive alguns registros neste segmento com a banda gaúcha Mistwrath (não se se existe ainda), mas nenhuma gravação em estúdio infelizmente, pois essa banda era muito boa na época. Participei de alguns outros projetos, mas nada que fora pra frente.

Patrick Souza - Sangue Frio Produções

“Dedicação é a palavra principal, sempre foi, desde os anos 80, 90 e 2000.”

Palco Local: O seu gosto musical excede o som pesado? Quais outros estilos de música gosta de ouvir?

Patrick Souza: Cara, eu amo o Heavy Metal, neste segmento ouço praticamente tudo, acho que só não sou chegado em Metal Cristão. Fora do Metal eu ouço bastante música folk no momento estou ouvindo muito a banda Wardruna e os projetos do Einar Selvik (quase todos), e Rock n’ Roll dos anos 50 e 60, amo de coração Bob Dylan, Johnny Cash e Jerry Lee Lewis, curto demais também o novo projeto do Nergal (Behemoth) de nome Me And That Man, que é muito bom.

Palco Local: Qual é sua banda de metal preferida no cenário nacional?

Patrick Souza: É difícil citar somente uma, sou extremamente fã de Vulcano, e ter realizado o sonho de tê-los como clientes foi uma das minhas maiores conquistas profissionais, mas curto muito as bandas Battalion, Movarbru, Symphonys Draconis… Ah! São tantas bandas que eu curto no cenário nacional que não consigo me limitar a somente uma!

Palco Local: O que te levou a criar a Sangue Frio Produções?

Patrick Souza: Inicialmente eu queria mesmo era trabalhar com eventos, depois comecei a trabalhar vendendo shows, após isso comecei a divulgar massivamente as bandas e outras começaram a se interessar, e então busquei especialização com cursos e comecei ampliar a empresa, a Sangue Frio Produções foi crescendo aos poucos até se tornar o que é hoje: Uma das maiores empresas do ramo no Brasil!

Palco Local:  Quais os serviços realizados pela Sangue Frio e no que esses serviços auxiliam as bandas?

Patrick Souza: É uma lista extensa (risos). Então a Sangue Frio Produções dispõe dos serviços de assessoria de imprensa, divulgação em massa, marketing, relações-públicas, manutenção de agenda, vendas de shows (não fazemos booking), temos um programa de rádio direcionado somente a empresa que está na grade de duas grandes web rádio do Brasil (Metal Militia e Rádio Exmera), selo para suporte no lançamento físico e digital (a Sangue Frio Records fornece distribuição digital GRATUITA para os clientes da empresa, nas em praticamente todas plataformas de streaming do mundo), loja da empresa TOTALMENTE gratuita para seus clientes e com lucro revertido na TOTALIDADE para os mesmos, enfim, posso dizer que somos uma das empresas do ramo que oferecem o “pacote” mais completo pelo valor mais acessível.

A importância disso para os artistas são imensuráveis, pois conseguimos dar um suporte para a banda que muitas vezes ela sozinha não conseguiria fazer, chegar a determinados veículos que muitas vezes o artista não saberia como chegar, muitos não tem condições, nem financeiras muito menos de tempo, de divulgar, elaborar matéria, criar planos estratégicos para a sua banda, fazer a distribuição física e digital, correr atrás de shows, entrevistas, sites interessados em divulgá-los, cuidar das redes sociais e ainda fazer aquilo que toda banda deve fazer de praxe, que é compor, ensaiar, gravar e etc. Por isso muitas vezes é mais vantajoso pagar alguém que foque somente nisso enquanto o artista como tal foque no seu papel principal, que seria compôr, ensaiar, gravar e tocar. Admiro muito bandas que se autointitulam DIY (Do It Yourself) e abranjam essa filosofia do “faça você mesmo”, mas infelizmente a maioria das bandas que adotam essa prática, são as que acabam gastando mais no final, pois o velho ditado sempre estará ali, “TEMPO É DINHEIRO” (risos).

Palco Local: Como você enxerga o cenário nacional para o metal? É possível tornar-se uma banda grande e reconhecida nos dias atuais no Brasil?

Patrick Souza: Sim! É possível, porém requer muito esforço, muitos dizem que agora é mais fácil que antigamente, porém não acredito muito nisso, acho que tudo segue parecido, hoje é mais fácil gravar um CD, mas antigamente era mais fácil vendê-lo, hoje se alcança mais fácil um público-alvo, coisa que era bem difícil a anos atrás, porém nos dias de hoje não se vê shows lotados de bandas underground como antigamente, então acredito que tudo se equiparou. Não existe receita do sucesso, já vi bandas desembolsarem um bom dinheiro para tocar em grandes festivais ou abrirem para bandas enormes, mas que caíram no limbo. Dedicação é a palavra principal, sempre foi, desde os anos 80, 90 e 2000.

Palco Local: Como é que uma banda de metal pode ser assessorada pela Sangue Frio? Existe alguns critérios?

Patrick Souza: Sim! Existe um “processo seletivo” vamos dizer assim, não trabalhamos com bandas de temática cristã (White Metal ou Metal Cristão), esta é a única vertente do Metal no qual não trabalhamos. O resto, se for METAL e de qualidade, será mais que bem-vindo!

Palco Local: Certamente você ouve muita coisa nova todos os dias. Existe alguma banda do cenário nacional que tenha te impressionado no últimos tempos?

Patrick Souza: Sim! São muitas, e é óbvio que nossos clientes (todos) estão na lista, porém fora do nosso cast, me impressionei muito com Fast Evil, que lançou recentemente um EP muito bacana, porém tem muito mais, só não listo para não ficar extensa.

Palco Local: Na sua opinião qual é o maior erro que as bandas iniciantes cometem e que pode comprometer o reconhecimento do seu trabalho?

Patrick Souza: Cara, o maior eu não sei dizer, sei citar o principal, apresentar material mal elaborado, mal gravado, mal organizado, imprensa nenhuma dá atenção para isso, muitas vezes a banda até tem um som muito bom e bem gravado, mas apresenta uma arte gráfica horrível, ou um release com erros crassos, isso separa os iniciantes dos que buscam o profissionalismo. Sei que tudo custa dinheiro, arte gráfica, confecção de releases, gravação e tudo mais, porém não há necessidade de se fazer tudo na pressa, pode se fazer as coisas com mais calma e melhores: “A pressa é inimiga da perfeição”.

Palco Local: Poderia deixar aqui as mídias e redes sociais para que as pessoas possam conhecer melhor o seu trabalho?

Patrick Souza: Sim claro! Antes disso, quero agradecer o espaço, foi uma honra.
Quem somos: http://www.sanguefrioproducoes.com/quem-somos
Facebook: https://www.facebook.com/SangueFrioProducoes
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCe5-EQJjGdG_qZHHDXHxxBQ
Twitter: https://twitter.com/SangueFrioProd
Google Plus: https://plus.google.com/u/0/107934101249635817816
Mixcloud (Programa Sangue Frio Produções): https://www.mixcloud.com/SangueFrioProducoes/
SoundCloud: https://soundcloud.com/sangue-frio-produ-es
Telefone: (46) 98838-7204 (Claro/WhatsApp)
E-mail: contato@sanguefrioproducoes.com



DEIXE UMA RESPOSTA