Thrash Metal
Formada em 2016, o Killery iniciou sua trajetória com alguns shows na cena local. Embora recente, o Killery já se encontra em processo de gravação do primeiro álbum, que vem sendo gravado nos estúdios Km4 e Killery studio na própria cidade maranhense e de produção totalmente independente. O seu primeiro vídeo clipe, da música Fuck You All, foi lançado em 2017 no Youtube e conta a história de fazer justiça com as próprias mãos em perseguições e aniquilações assombrosas de políticos. A banda já divulgou também outro single em formato de Lyric Video, da música Prophet of Chaos.
A banda tem sua sonoridade lembrando o Thrash metal clássico, e o Death Metal mais técnico, juntamente com uma boa influência do Metal Progressivo, soando pesada e técnica ao mesmo tempo. Os músicos estão tocando metal em geral, a mais de 10 anos e se juntaram em 2020 para fazer essa banda autoral.
A banda tem uma temática filosófica bem forte, desde a parte da logo da banda, onde tem as colunas gregas (berço da filosofia), o nome de ´´Oráculo Delfos´´ era um templo na Grécia antiga, onde iam os mais sábios. E as letras abordam as teses de autores consagrados, como Nietzsche, Sartre, Platão e outros, que de certa forma estão ligado a esta linha.
Após um devaneio musical de Edson “Ed” Souza(Guitarrista/Vocal), surgiu a idéia de fazer algo diferente das bandas em geral. Carregando as várias influências das bandas de Death/Thrash Metal dos anos 80/90, surgiu a Retaliate, em meados de 2015, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Formada por Edson nas guitarras/vocal, Andrei Ruan de Souza no baixo/vocal e Claudio Ivan Würfel na bateria, a banda se banha nas linhas instrumentais de bandas como Sadus, Dark Angel e Destruction, abordando temas psicologicos e cotidianos dos três compositores e membros da banda.
Em 2016 a Retaliate lançou sua primeira demo com a formação completa, entitulada “Death Does Not Heal”, e também está marcado como o início das bandas nos palcos, tendo visitado somente no primeiro semestre do ano, várias cidades do estado de Santa Catarina e uma tour no Rio Grande do Sul com bandas de Curitiba e Joinville.
Ainda em 2016, a banda se prepara para lançar o primeiro full, entitulado “State of Decadence”, contando com 10 músicas de autoria da banda, e com várias datas marcadas para o segundo semestre.